Secretário de Saúde de Arraial é encaminhado até delegacia para esclarecer descumprimento de decisão judicial

Decisão pedia transferência de paciente vítima de AVC internado em Arraial. Caso será considerado como suspeito de coronavírus por apresentar dificuldade respiratória


Na manhã desta quinta-feira (2), o secretário de Saúde de Arraial do Cabo, Antônio Carlos 'Kafuru', foi conduzido até a delegacia do município para prestar esclarecimentos a respeito de uma determinação judicial sobre a transferência de um paciente que estava internado no Hospital Geral de Arraial do Cabo (HGAC).

Segundo a decisão, o paciente necessita de tratamento intensivo cardiológico e neurológico, em caráter de urgência, após sofrer um AVC e dois infartos. A Justiça havia estipulado prazo de 24h e determinado que, em caso de transferência para unidade particular, o tratamento seria custeado pelos governos municipal e estadual. 

Conforme a Secretaria de Saúde de Arraial, o paciente deu entrada no HGAC no sábado (28). Ele havia sido incluído no Sistema Nacional de Regulação (SISREG) e aguardava transferência para realização de exames, mas, devido ao estado clínico gravíssimo, o procedimento não pode ser concluído, "preservando a vida do paciente".

Na quinta (2), o hospital cabista conseguiu que a transferência fosse realizada em uma ambulância equipada com um respirador. O paciente também foi diagnosticado como caso suspeito para coronavírus, já que apresentava dificuldade respiratória. Ele foi encaminhado para o Regional para a realização de tomografia, informou a secretaria de Saúde.

"Vale ressaltar que a regulação no sistema é feita pelo Estado. O município não tem influência a respeito disso. Não houve negligência por parte do HGAC e todas as medidas emergenciais foram adotadas", disse a prefeitura de Arraial em nota.

Categorias: Arraial do Cabo Saúde

Fotos da notícia




Outras notícias